Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-fotógrafo de Obama volta a 'comentar' atualidade com imagens

Pete Souza é descendente de portugueses.

Ex-fotógrafo de Obama volta a 'comentar' atualidade com imagens
Notícias ao Minuto

18:45 - 30/06/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Pete Souza

A subtileza de Pete Souza volta a ter destaque na imprensa. Neto de portugueses que emigraram dos Açores para os Estados Unidos, foi fotógrafo da Casa Branca na presidência de Ronald Reagan e foi-o novamente com Barack Obama.

Desde que Donald Trump assumiu o cargo de presidente, Pete Souza tem sido notícia por algumas publicações no Instagram. O exercício é relativamente simples: o fotógrafo publica imagens suas do tempo de Obama, com a particularidade de estas terem uma relação com a atualidade. Por vezes, há variações, como quando uma assessora de Trump sugeriu que podia haver espionagem com micro-ondas.

Assim aconteceu na última quinta-feira, dia em que Donald Trump voltou a criticar jornalistas, agora dois pivots em particular da MSNBC: Mika Brzezinski e Joe Scarborough.

Sobre Joe Scarborough, Trump tratou-o por ‘psycho Joe’.

Já sobre Mika Brzezinski, Trump não só insinuou que tinha um QI baixo como disse ainda que a jornalista chegou a ficar em Mar-a-Lago, na Florida, durante três dias, num Ano Novo, e que ela “insistiu” em juntar-se a ele. “Estava a sangrar de um lifting facial. Disse-lhe não”.

Mais uma vez, os tweets de Trump causaram polémica e mereceram críticas até de senadores republicanos, como Lindsey Graham e Ben Sasse, como recorda a Rolling Stone.

Na mesma quinta-feira, e já após estes tweets, Pete Souza começou a publicar uma série de imagens no seu Instagram, todas com características semelhantes.

Nas fotografias publicadas, vemos Barack Obama com diferentes mulheres, desde a Casa Branca até ao Afeganistão, junto de tropas norte-americanas.

Além de cada imagem incluir a respetiva data e contexto em que foram tiradas, tinham também a mesma mensagem “Respect for woman”, seguido do número do exemplo. 

Respect for women, 2. (President Obama talks with a young woman during a stop at the Boys and Girls Club of Cleveland, Ohio in 2012.)

Uma publicação partilhada por Pete Souza (@petesouza) a Jun 29, 2017 às 12:10 PDT

Foram cinco, ao todo, os exemplos dados por Pete Souza. E que, mais uma vez, a par do que já tinha acontecido nos últimos meses, não escaparam à atenção de alguns media norte-americanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório