Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Grenfell: Governo britânico nomeia juiz retirado para presidir inquérito

A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou o juiz retirado Martin Moore-Bick para presidir ao inquérito público ao incêndio de 14 de julho na torre de apartamentos de Grenfell, que matou pelo menos 80 pessoas.

Grenfell: Governo britânico nomeia juiz retirado para presidir inquérito
Notícias ao Minuto

12:01 - 29/06/17 por Lusa

Mundo Reino Unido

Theresa May disse esperar um relatório preliminar "o mais depressa possível" para avançar com medidas de reparação.

Especialistas em segurança anti-incêndios manifestaram surpresa com a rapidez com que o fogo, que começou num frigorífico, se propagou a toda a torre, de 24 andares e 120 apartamentos.

As suspeitas recaem sobre o revestimento do edifício e avaliações feitas nos últimos dias revelaram que centenas de edifícios em todo o país têm o mesmo tipo de revestimento.

"Temos de chegar ao fundo do que ocorreu. Este inquérito não deixará nada por ver", afirmou May, num comunicado enviado ao parlamento.

"A prioridade é estabelecer a verdade, para tomar as medidas necessárias para evitar que volte a ocorrer uma tragédia semelhante", acrescentou.

A torre de apartamentos, situada no bairro de North Kensington, era de habitação social e nela residiam 400 a 600 pessoas, muitas imigrantes, incluindo portugueses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório