Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ministério congratula-se com reeleição de Portugal para órgão da UNESCO

O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratulou-se hoje com a reeleição de Portugal para o conselho executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, considerando que esta reflete "a prioridade que o país confere à temática dos oceanos".

Ministério congratula-se com reeleição de Portugal para órgão da UNESCO
Notícias ao Minuto

20:27 - 28/06/17 por Lusa

Mundo Santos Silva

"Esta reeleição [para o biénio 2017-2019] traduz o reconhecimento internacional pelo importante contributo de Portugal neste órgão da UNESCO, de que foi relevante protagonista o Professor Mário Ruivo, recentemente falecido", sublinhou o Ministério, em comunicado.

Nesse sentido, "Portugal compromete-se a desempenhar o mandato para o qual foi eleito em sintonia com as suas responsabilidades históricas nos assuntos do mar, promovendo o conhecimento universal, numa abordagem inclusiva, dialogante e construtiva", lê-se no documento.

O MNE salientou ainda que "Portugal atribui a maior importância à UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] e à COI, que tem como missão a observação e monitorização dos oceanos e a gestão das zonas costeiras, desempenhando um papel fundamental na proteção da diversidade marinha e na promoção do conhecimento, da ciência e do apoio ao desenvolvimento".

Segundo o Ministério, "a participação nacional na COI reflete o empenho do país no debate multilateral sobre os oceanos, à luz dos desafios emergentes, nomeadamente no quadro da Agenda 2030 e, em particular, do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório