Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

União Europeia formaliza prorrogação de sanções à Rússia por 6 meses

O Conselho da União Europeia (UE) prorrogou hoje até 31 de janeiro de 2018 as sanções económicas à Rússia por incumprimento dos Acordos de Minsk, de cessar-fogo no leste da Ucrânia.

União Europeia formaliza prorrogação de sanções à Rússia por 6 meses
Notícias ao Minuto

11:53 - 28/06/17 por Lusa

Mundo Conselho da UE

As sanções tinham já sido aprovadas pelos líderes dos 28, no Conselho Europeu de 22 e 23 de junho, na sequência de informações atualizadas sobre a aplicação dos Acordos de Minsk apresentadas pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, e pela chanceler alemã, Angela Merkel.

O Conselho da UE formalizou hoje esta decisão, que visa setores específicos da economia russa.

A Alemanha e a França negociaram, em 2015, com a Ucrânia e a Rússia, os Acordos de Minsk ao abrigo dos quais terminaram os confrontos em larga escala no Leste da Ucrânia entre forças do país e separatistas pró-russos, não se tendo chegado a um cessar-fogo.

Desde março de 2014, a UE impôs progressivamente um conjunto de medidas restritivas em resposta à anexação ilegal da Crimeia e à desestabilização deliberada da Ucrânia.

Em março de 2015, os dirigentes da UE decidiram alinhar o regime de sanções existente pela aplicação integral dos Acordos de Minsk, que estava prevista para o final de dezembro de 2015.

Desde então, e por falta de aplicação na íntegra dos acordos, as sanções foram já prorrogadas por três vezes, terminando o último prazo em 31 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório