Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Detidos seis presumíveis membros de célula do ISIS, incluindo em Espanha

Seis presumíveis membros de uma célula do grupo extremista Estado Islâmico (EI) foram detidos hoje em Espanha, Alemanha e Reino Unido, anunciou hoje o Ministério do Interior espanhol.

Detidos seis presumíveis membros de célula do ISIS, incluindo em Espanha
Notícias ao Minuto

07:46 - 28/06/17 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Em comunicado, o ministério indicou que a célula tinha ramificações internacionais e elaborava e difundia material audiovisual radical, e organizava reuniões semanais clandestinas para determinar a vontade de jovens que se identificavam com os seus ideais e conseguir que viajassem para zonas de conflito.

Os detidos -- quatro em Palma de Maiorca (Espanha), que seria a sede da célula, um na Alemanha e outro no Reino Unido -- justificavam e enalteciam a 'jihad' violenta, apoiando publicamente atos suicidas semelhantes aos perpetrados na Europa.

A investigação foi iniciada em 2015, quando foram detetados, numa página na Internet, uma série de vídeos que mostravam o processo de doutrinamento, recrutamento e viagem para a Síria de um jovem muçulmano residente em Espanha.

Como promotor das filmagens foi identificado um imã salafista, detido agora no Reino Unido e investigado por vários países europeus, escreveu a agência noticiosa espanhola Efe.

Este homem tinha viajado naquela altura para Palma de Maiorca e começou a dinamizar um grupo, formado pelos outros detidos, para exercer funções de captação, doutrinamento e radicalização a favor do Daesh (acrónimo em árabe de Estado Islâmico), tendo-se convertido desde então no líder espiritual.

O predicador salafista, cujo discurso público era conhecido pelos serviços secretos e policiais europeus, dedicou-se, numa vertente mais privada, ao recrutamento de combatentes e angariação de fundos para a Síria.

As medidas de segurança que adotava e as constantes mudanças de residência dificultavam a detenção.

O homem detido na Alemanha tinha também como referente espiritual e ideológico o imã salafista, além de que mantinha contacto direto com os restantes suspeitos e participou nos vídeos propagandísticos elaborados pelo grupo, segundo a Efe.

Tanto na Alemanha como no Reino Unido foram reaizadas ainda buscas relacionadas com esta operação antiterrorista a pedido das autoridades espanholas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório