Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Guarda fronteiriça romena encontra 91 migrantes escondidos em camião

A guarda fronteiriça romena anunciou hoje ter descoberto 91 migrantes iraquianos e sírios, 29 dos quais crianças, escondidos dentro de um camião que se dirigia para a Europa ocidental.

Guarda fronteiriça romena encontra 91 migrantes escondidos em camião
Notícias ao Minuto

19:21 - 27/06/17 por Lusa

Mundo Crise

Os migrantes queriam ir "para um país do espaço Schengen" e estavam escondidos dentro um veículo pesado de longo curso turco que transportava peças de automóveis para a Noruega, precisou a polícia romena em comunicado.

O veículo foi submetido a um controlo antes de sair da Roménia para entrar na Hungria, país hostil ao acolhimento de migrantes que erigiu nas suas fronteiras sul, com a Croácia e a Sérvia, vedações de arame farpado dificilmente franqueáveis, ao passo que a fronteira leste, com a Roménia, não está encerrada.

A maioria das pessoas detidas -- 44 homens e 18 mulheres com idades entre os 18 e os 60 anos e menores dos dois aos 17 anos - tinha apresentado pedidos de asilo na Roménia.

A Roménia foi até agora contornada pela vaga de requerentes de asilo procedentes do Médio Oriente ou de África. Em 2016, cerca de 1.700 migrantes tentaram entrar ou sair ilegalmente do país.

O encerramento das fronteiras e o reforço dos controlos na rota migratória dos Balcãs não puseram fim ao tráfico humano ao longo desse itinerário.

Após o fecho da fronteira servo-húngara, em 2015, a Roménia tornou-se um local de trânsito para a Europa ocidental, tendo algumas centenas de pessoas tentado este ano ali entrar ilegalmente a partir da Bulgária e da Sérvia.

Em abril, 111 migrantes procedentes do Iraque, da Síria e do Afeganistão foram encontrados escondidos a bordo de um camião no mesmo posto fronteiriço romeno-húngaro de Nadlac.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório