Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de oito mil migrantes socorridos em 48 horas na Líbia

Mais de oito mil migrantes foram socorridos nas últimas 48 horas no Mediterrâneo na costa da Líbia, indicaram hoje guardas costeiros líbios à agência France Presse.

 Mais de oito mil migrantes socorridos em 48 horas na Líbia
Notícias ao Minuto

14:51 - 27/06/17 por Lusa

Mundo Mediterrâneo

Um porta-voz da guarda costeira disse que na segunda-feira foram socorridas "cerca de 5.000 pessoas, que se encontravam a bordo de quatro embarcações maiores, uma mais pequena e 18 botes pneumáticos".

Precisou que participaram nas operações numerosos navios dos guardas costeiros, das marinhas envolvidas no dispositivo da agência europeia de fronteiras Frontex e de organizações não-governamentais.

A maioria dos migrantes são dos Camarões, Sudão, Senegal e Mali, disse o porta-voz da Marinha líbia, general Ayoub Kacem.

No domingo, mais de 3.300 migrantes foram socorridos no Mediterrâneo em 31 operações diferentes, tendo sido recuperados dois corpos, segundo os guarda costeiros.

O bom tempo incentiva as partidas em massa de migrantes.

De acordo com o Ministério do Interior italiano, mais de 73.300 migrantes chegaram ao país desde o início do ano, uma subida de mais de 14% em relação ao mesmo período de 2016.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados indicou que, no mesmo período, 2.005 pessoas morreram ou desapareceram a tentar atravessar o Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório