Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo holandês responsabilizado pela morte de 300 bósnios muçulmanos

Um tribunal da Relação holandês reiterou hoje a condenação do Governo holandês a culpa parcial pela morte de cerca de 300 bósnios muçulmanos, assassinados pelas forças sérvias da Bósnia no massacre de Srebrenica em 1995.

Governo holandês responsabilizado pela morte de 300 bósnios muçulmanos
Notícias ao Minuto

10:56 - 27/06/17 por Lusa

Mundo processo

A decisão de hoje reitera largamente a sentença decidida em primeira instância pela justiça holandesa em 2014, que atribuiu ao Estado holandês a responsabilidade pela morte dos homens bósnios muçulmanos que foram entregues pelos capacetes azuis holandeses às forças bósnias sérvias em julho de 1995 e mortos posteriormente.

O presidente do coletivo do tribunal da Relação de Haia que julgou o recurso, o juiz Gepke Dulek, deixou claro, de acordo com a agência Associated Press, que o facto dos soldados holandeses afetos às Nações Unidas terem feito os homens e outros refugiados abandonar o complexo da ONU onde tinham procurado abrigo "retirou-lhes a hipótese de sobrevivência".

Os cerca de trezentos homens expulsos fazem parte dos cerca de 8 mil homens e rapazes bósnios muçulmanos mortos pelas forças sérvias da Bósnia no pior massacre na Europa desde a Segunda Guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório