Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Europa pede à Hungria acesso de ONG a centros de trânsito para refugiados

O Conselho da Europa pede ao primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, que permita o "acesso incondicional e permanente" aos campos de trânsito para refugiados a "pelo menos duas organizações não-governamentais húngaras", segundo proposta do deputado português Duarte Marques.

Europa pede à Hungria acesso de ONG a centros de trânsito para refugiados
Notícias ao Minuto

17:43 - 26/06/17 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

A Comissão de Migrações e Refugiados do Conselho da Europa aprovou hoje uma posição que exige a Viktor Orban e ao Governo húngaro que "permitam o acesso incondicional e permanente aos campos de trânsito de refugiados a pelo menos duas ONG húngaras especializadas no apoio médico e psicológico (Cordélia) e no apoio jurídico (Helsinki Committee)".

A posição da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa partiu de Duarte Marques, relator do Conselho da Europa para a reforma da política de refugiados.

Na visita que realizou à Hungria em nome do Conselho da Europa, o deputado português afirma ter detetado "diversos problemas que estão incluídos no relatório que organizou sobre esta missão em particular" -- e que será votado esta semana.

Duarte Marques explicou à Lusa que há na Hungria dois centros de trânsito, próximos da fronteira, onde ficam os refugiados que aguardam resposta das autoridades, e que são fechados e onde "só podem entrar autoridades e apoio jurídico oficial se tal for pedido".

Para o deputado, uma autorização do Governo húngaro às duas organizações seria "uma prova de responsabilidade, humanidade e de transparência".

Do relatório de Duarte Marques constam propostas como a abertura de corredores humanitários para refugiados que fogem de conflitos e a criação de centros de registo ('hotspots') fora da Europa.

Este mês, a Comissão Europeia decidiu abrir processos de infração contra a Hungria, a Polónia e a República Checa por incumprimento das suas obrigações sobre acolhimento de refugiados recolocados da Grécia e de Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório