Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nobel da Paz libertado de prisão na China devido a doença terminal

Liu Xiaobo foi detido em 2009 por pedir mais democracia na China. É considerado o "principal símbolo da ampla luta pelos Direitos Humanos" no país.

Nobel da Paz libertado de prisão na China devido a doença terminal
Notícias ao Minuto

09:37 - 26/06/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Liu Xiaobo

Liu Xiaobo, ativista chinês que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2010, foi libertado de uma prisão na China depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro no fígado, afirma a BBC.

Segundo o advogado de Liu Xiaobo, o ativista está a receber tratamento num hospital da província de Liaoning, no Nordeste da China.

Liu Xiaobo, de 61 anos, foi detido em 2009 e condenado a 11 anos de prisão. 

Na origem da detenção está um manifesto escrito por Liu Xiabo, intitulado 'Charter 08', onde este pede o fim do sistema de partido único na China e uma melhoria no cumprimento dos Direitos Humanos no país. 

Em 2010, o ativista recebeu o Prémio Nobel da Paz devido "à sua longa e não violenta luta pelos Direitos Humanos fundamentais na China". "Devido ao severo castigo que lhe foi imposto, Liu tornou-se o principal símbolo da ampla luta pelos Direitos Humanos na China", afirmou, na altura, o Comité.

Liu Xiaobo nunca chegou a receber o prémio, devido à sua detenção. A sua esposa, Liu Xia, está em prisão domiciliária desde a atribuição do Nobel, apesar de nunca ter sido formalmente acusada.

Professor universitário e um dos maiores inimigos do Partido Comunista Chinês, Liu Xiaobo tornou-se um dos maiores dissidentes e opositores do regime. Em 1989, foi um dos líderes no protesto na Praça de Tiananmen. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório