Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 141 desaparecidos em deslizamento de terra na China

Um deslizamento de terras ocorrido hoje na província de Sichuan, no sudoeste da China, deixou pelo menos 141 pessoas desaparecidas, informou a agência estatal Xinhua.

Pelo menos 141 desaparecidos em deslizamento de terra na China
Notícias ao Minuto

07:29 - 24/06/17 por Lusa

Mundo Sichuan

As autoridades do condado de Maoxian informaram que o incidente ocorreu depois da parte mais alta de uma montanha na região do Tibete ter caído sobre a aldeia de Xinmo, por volta das 06h00 de hoje (23h00 de sexta-feira em Lisboa), bloqueando uma seção de dois quilómetros de um rio e soterrando cerca de 1.600 metros de estrada.

O governo provincial acionou o nível mais elevado de resposta de socorro em caso de desastre.

Mais de 300 operacionais foram enviados para o local com equipamentos para participar nas buscas de sobreviventes, segundo Tang Limin, porta-voz do governo provincial de Sichuan.

Imagens difundidas pela televisão oficial CCTV mostram soldados a levantar rochas e várias escavadoras a trabalhar na zona onde estava a aldeia, que presumivelmente ficou enterrada.

Segundo a Rádio Nacional da China, as equipas de resgate detetaram sinais de vida, incluindo a voz de uma mulher.

Nesta época do ano são frequentes as chuvas torrenciais na China e é comum a ocorrência de inundações, derrocadas e outras catástrofes motivadas por fenómenos meteorológicos.

Nas províncias de Hunan e Hubei, no centro da China, as inundações provocadas pelas chuvas dos dois últimos dias afetaram cerca de 466.500 pessoas e causaram pelo menos dois mortos, informou a Xinhua.

Meia centena de casas ruiu, pelo que mais de 9.000 pessoas tiveram de ser retiradas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório