Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Deslize terá desvendado identidade de Banksy e reforçado teoria

Graffiter Goldie ter-se-á 'descuidado' e reforçado a teoria que o famoso artista urbano é, na verdade, um dos membros da banda Massive Attack.

Deslize terá desvendado identidade de Banksy e reforçado teoria
Notícias ao Minuto

20:23 - 23/06/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Artistas

É conhecido pelos seus desenhos mas, na verdade, as suas obras não têm nome além da identidade que o esconde. Banksy popularizou-se por todo o mundo com as suas mensagens de intervenção política e humanitária e, até hoje, continua por conhecer o seu rosto.

Entre as várias teorias que foram sendo propostas ao longo dos anos, há uma que persiste e, por sinal, terá sido reforçada graças a um deslize: a de que Banksy é, na verdade, Robert Del Naja, o segundo membro da dupla que constitui os Massive Attack, banda de Trip-Hop oriunda de Bristol (Reino Unido).

Quem terá dito mais do que o suposto foi Goldie, um músico, DJ e também famoso artista urbano de Bristol, que por sinal disputou com Robert Del Naja uma das mais longas "batalhas" de graffiti da história do Reino Unido. Ao podcast de Scroobius Pip, um outro rapper, Goldie evocou Banksy para explicar como a sociedade ainda olha para a arte urbana.

“[O graffiti] ainda é incompreendido, mas desenha uma letra em jeito de bolha e escreve ‘Banksy’ numa t-shirt e estamos fixes... Já a podemos vender”, afirmou Goldie. Até aqui, tudo bem. O descuido veio no acréscimo que quis fazer: “Não quero desrespeitar o Rob, acho que é um artista brilhante que virou o mundo da arte do avesso”.

Intencional ou não, certo é que Goldie ter-se-á apercebido do erro e, depois de um breve momento de silêncio, urgiu para que se passasse a conversa para o tema seguinte.

É de referir que esta tese, por sinal, já foi desmentida pelo próprio Del Naja, que em concertos dos Massive Attack afirmara “somos todos Banksy”. No entanto, aos olhares atentos não escapam as coincidências entre um e outro, nomeadamente ao nível cronológico, em que a digressão de um tende a decorrer no mesmo sítio onde nasce um graffiti do outro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório