Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Líder talibã apela ao combate até retirada da NATO do Afeganistão

O líder dos talibãs, no Afeganistão, disse hoje que a presença dos militares dos Estados Unidos vai prolongar a guerra e apelou ao combate até à retirada total das forças da NATO que se encontram no país.

Líder talibã apela ao combate até retirada da NATO do Afeganistão
Notícias ao Minuto

10:45 - 23/06/17 por Lusa

Mundo Conflito

O afegão Maulvi Haibatullah Akhunzadah, líder dos talibãs, difundiu a mensagem por ocasião do feriado Eid al Fitr, que marca o fim do Ramadão.

Na mensagem, o líder talibã disse que o governo do Afeganistão é corrupto e ameaçou com o desencadear de "uma nova guerra civil em Cabul".

Akhunzadah referiu-se também ao alegado aumento do apoio internacional à organização, afirmando que "entidades de todo o mundo admitem a legitimidade e o sucesso efetivo dos talibãs".

O dirigente referia-se de forma indireta aos relatórios russos sobre a "abertura" da Rússia e da República Popular da China em relação aos talibãs, em oposição à crescente implantação do grupo extremista Estado Islâmico no país.

O Estado Islâmico mantém uma expressiva presença na província afegã de Nangarhar, mas tem organizado ataques em Cabul.

A presença de elementos do Uzbequistão nas fileiras do Estado Islâmico no Afeganistão tem sido motivo de preocupação para a Rússia.

Além de ter apelado à guerra santa contra as tropas estrangeiras, Akhunzadah referiu-se à crise entre os Estados do Golfo e o Qatar, afirmando que ficou "entristecido com o feudo".

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bharain e o Egito acusam o Qatar de apoiar os "extremistas islâmicos".

Na mesma mensagem, disse também que os talibãs estão em confronto contra o governo, mas que não atacam civis referindo-se ao ataque de Helmand, quarta-feira, que referiu não ter atingido a população.

De acordo com o governo, o último atentado de um bombista suicida fez 34 mortos e 70 feridos, na maior parte civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório