Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Direção da RTVE passa a ser eleita por dois terços do parlamento

A escolha do presidente e dos membros do Conselho de Administração da Radiotelevisão Espanhola (RTVE) vai passar a ser eleita por uma maioria de pelo menos dois terços do parlamento, depois da escolha ser feita através de um concurso público.

Direção da RTVE passa a  ser eleita por dois terços do parlamento
Notícias ao Minuto

10:16 - 23/06/17 por Lusa

Mundo Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) chegou a acordo por quase unanimidade, 343 votos a favor e apenas uma abstenção, na quinta-feira ao fim do dia, sobre o novo modelo de designação dos cargos diretivos da radiotelevisão pública espanhola.

O texto aprovado também estabelece que se escolha um novo presidente e Conselho de Administração nos próximos três meses.

A proposta de lei, avançada pelo grupo socialista (PSOE), significa o regresso ao sistema de eleição da direção da RTVE aprovado em 2006, durante o governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero.

O PP (Partido Popular, direita) votou a favor da alteração, depois de em 2012, quando tinha maioria absoluta, ter modificado o método de escolha devido à falta de uma maioria de dois terços para eleger a direção nessa altura.

A partir do momento da entrada em vigor da nova lei, qualquer cidadão poderá candidatar-se aos cargos de direção da RTVE e terá ainda de apresentar uma proposta de estratégia para essas entidades públicas.

Se o projeto não tiver o apoio de dois terços da assembleia, haverá uma segunda votação passadas pelo menos duas semanas, podendo a partir dessa altura ser eleito por maioria absoluta sempre que tenha o apoio de mais de metade dos grupos políticos.

Durante o debate, todos os partidos da oposição ao Governo minoritário de Mariano Rajoy criticaram a gestão do atual presidente da RTVE, José António Sánchez, nomeado em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório