Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Governo dos EUA suspende a importação de carne fresca do Brasil

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou na noite de quinta-feira a suspensão das importações de carne fresca do Brasil devido a preocupações recorrentes sobre a segurança sanitária dos produtos.

Governo dos EUA suspende a importação de carne fresca do Brasil
Notícias ao Minuto

06:06 - 23/06/17 por Lusa

Mundo Segurança alimentar

A informação foi divulgada num comunicado publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estado Unidos (da sigla em inglês USDA) que destacou que "a suspensão permanecerá em vigor até que o Ministério da Agricultura brasileiro tome medidas corretivas satisfatórias".

O Governo dos Estados Unidos informou que desde março o Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos do país está a inspecionar 100% de todas as carnes brasileiras e já recusou a entrada de 11% dos produtos.

"Esse valor é substancialmente superior à taxa de rejeição de 1% das remessas do resto do mundo", refere o comunicado.

Sonny Perdue destacou que a medida foi tomada para garantir a segurança do fornecimento de alimentos nos Estados Unidos.

"Embora o comércio internacional seja uma parte importante do que fazemos no USDA, e o Brasil há muito tempo é um dos nossos parceiros, a minha primeira prioridade é proteger os consumidores americanos" afirmou o secretário.

A fiscalização da carne brasileira aumentou em diversos países depois de as autoridades brasileiras terem divulgado informações sobre a operação policial Carne Fraca, que investiga a venda ilegal de carne no Brasil.

A operação colocou sob suspeita as carnes exportadas pelo Brasil já que além de um esquema de suborno envolvendo funcionários do Ministério da Agricultura brasileiro foi constato que algumas empresas exportadoras de carne venderam produtos estragados para clientes no exterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório