O condutor de um camião perdeu a vida, na madrugada desta terça-feira, no seguimento de um acidente ocorrido numa autoestrada junto a Calais, em França.
A colisão foi provocada por uma série de troncos de árvores que se encontravam na faixa de rodagem, depois de ali terem sido colocados por um grupo de migrantes.
Interromper a circulação através de obstáculos na via tem sido uma estratégia usado por muitos refugiados para travar os camionistas e conseguir aceder aos veículos com destino ao Reino Unido.
Após a colisão desta terça-feira, o camião envolvido no acidente acabou por registar uma explosão que provocou a morte do motorista. Nove cidadãos da Eritreia foram detidos.
“A vida de pessoas inocentes, que não querem mais do que fazer o seu trabalho diário em segurança, estão a ser porta em risco por aqueles que têm como único objetivo na vida chegar ao Reino Unido”, denunciou o presidente da Road Haulage Association (RHA), que já anteriormente havia feito advertências em relação à circulação rodoviária nos arredores de Calais.
“O presidente [francês], Emmanuel Macron, deve controlar esta situação. Pedimos que coloque os militares franceses a assegurar uma passagem segura para os milhares de transportadores que fazem este caminho todos os dias”, acrescentou Richard Burnett.