Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Homem corre entre balas para salvar menina do Estado Islâmico

As imagens são impressionantes e mostram, por um lado, a coragem deste soldado veterano e, por outro lado, o inferno que se vive no Iraque, em especial nos territórios controlados pelo grupo jihadista.

Notícias ao Minuto

16:45 - 19/06/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Iraque

David Eubank pertenceu às forças especiais do exército norte-americano durante cerca de uma década. Quando se aposentou, decidiu que tinha que fazer alguma coisa para ajudar as pessoas que vivem em territórios dominados por conflitos bélicos e, por isso, criou a organização Free Burma Rangers.

E é exatamente por causa dessa organização que David e outros soldados que já não estão no ativo são motivo de notícia.

O vídeo que pode ver acima foi captado em Mossul, no Iraque, e mostra David a correr frente à linha de fogo e a regressar alguns instantes mais tarde com uma menina ao colo.

Vestindo apenas um colete à prova de bala e um capacete, David correu risco de vida, uma vez que para o proteger só contava com a ajuda de dois amigos que dispararam continuamente até David estar a salvo.

“Naquele momento eu pensei: ‘Se morrer assim, a minha mulher e os meus filhos vão entender’”, contou o veterano ao jornal Los Angeles Times.

Aos 56 anos, David quer, com a Free Burma Rangers, levar “paz e amor às pessoas que vivem nas zonas de conflito do Iraque, Sudão e Myanmar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório