Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Síria: Novo avanço das tropas do regime na província de Raqa

O exército sírio avançou hoje na província de Raqa (norte) face ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), uma ofensiva que visa conquistar a província vizinha de Deir Ezzor (leste), controlada na maioria pelos 'jihadistas', indicou uma ONG.

Síria: Novo avanço das tropas do regime na província de Raqa
Notícias ao Minuto

19:46 - 18/06/17 por Lusa

Mundo Exército

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) referiu que as tropas do regime de Bashar al-Assad chegaram à entrada da localidade de Resafa, a cerca de 40 quilómetros a sudoeste da cidade de Raqa, principal feudo do EI.

No entanto, o objetivo do regime não é Raqa, cuja recuperação está a ser tentada por combatentes rivais, as Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos.

"O regime quer, através da província de Raqa, chegar à província petrolífera de Deir Ezzor", mais a leste, disse à agência France Presse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Com este novo avanço, "o regime está a 'desenhar' uma zona de controlo entre as suas tropas e as FDS: ele não quer que as forças apoiadas pelos norte-americanos avancem mais a sul de Raqa", adiantou.

As FDS entraram a 06 de junho na 'capital' do Estado Islâmico na Síria, e ocuparam um punhado de bairros, preparando-se para lançar uma batalha essencial pelo controlo do centro de Raqa.

A guerra na Síria, que causou 320.000 mortos em seis anos, transformou-se num conflito muito complexo com a ascensão dos 'jihadistas' e o envolvimento de potências regionais e internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório