Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Grenfell: Polícia acredita que 58 pessoas desaparecidas perderam a vida

Polícia não tem esperança de encontrar pessoas com vida na torre de Grenfell.

Grenfell: Polícia acredita que 58 pessoas desaparecidas perderam a vida
Notícias ao Minuto

15:44 - 17/06/17 por Melissa Lopes com Lusa

Mundo Londres

Pelo menos 58 pessoas são consideradas como mortas no incêndio da torre Grenfell de Londres, anunciou hoje a polícia, atualizando o balanço anterior de 30 mortos confirmados com mais 28 pessoas presumivelmente mortas.

Recorde-se que até ao momento estavam confirmadas 30 mortes. 

"Este número de 58 pode aumentar. Espero que não seja o caso, mas poderá aumentar", disse Stuart Cundy, o comandante da polícia metropolitana de Londres, adiantando que poderiam estar outras pessoas no prédio na altura sem que a polícia tenha conhecimento.

"O nosso foco está naqueles que sabíamos que estavam na torre de Grenfell. No entanto, podia haver lá mais gente sem que os familiares soubessem", sublinhou.

O mesmo comandante afirmou ainda que as buscas na torre foram retomadas, após uma breve pausa por motivos de segurança e que as equipas de resgate já conseguiram chegar ao topo da torre. De acordo com Cundy, serão divulgados amanhã fotografias e vídeos do edifício. 

"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para trazer justiça às pessoas, se for caso disso", afirmou ainda Cundy. 

O oficial sublinhou que a operação de busca dos corpos levará tempo, "semanas", talvez mais, devido ao estado do edifício devastado pelo incêndio de origem desconhecida.

Segundo o serviço nacional de saúde britânico, 19 pessoas continuam hospitalizadas, 10 das quais em estado crítico.

Entre 400 e 600 pessoas viviam no edifício de 24 andares e 120 apartamentos.

O elevado número de vítimas chocou a opinião pública e causou a cólera dos familiares e amigos das vítimas, bem como de membros das suas comunidades.

Hoje algumas pessoas voltaram a manifestar-se com cartazes pedindo "Justiça para Grenfell", desta vez não muito longe da residência oficial da primeira-ministra britânica.

Por outro lado, o desastre suscitou uma onda de solidariedade e mais de três milhões de libras (3,4 milhões de euros) já foram recolhidas a favor das vítimas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório