Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Cria de panda gigante nasceu hoje no Jardim Zoológico de Tóquio

Uma cria de panda gigante nasceu hoje no Zoológico de Ueno da capital japonesa, o primeiro nascimento dessa espécie vulnerável neste parque de Tóquio, informou o centro em comunicado.

Cria de panda gigante nasceu hoje no Jardim Zoológico de Tóquio
Notícias ao Minuto

09:43 - 12/06/17 por Lusa

Mundo Espécie

A cria, filha de Shin Shin e e do panda Ri Ri, nasceu às 12:00 locais (03:00 GMT).

Os progenitores, ambos com 11 anos, viajaram da China para Tóquio em 2011 e já tinham tido uma cria em 2012 [a primeira no zoo de Tóquio em 24 anos], que faleceu de pneumonia seis dias depois de nascer.

Shin Shin mostrou sinais de gravidez em 2013, mas mais tarde percebeu-se que tinha sido falso alarme.

O nascimento da nova cria (cujo sexo não foi divulgado] pode ter um impacto positivo para o centro em cerca de 216 milhões de euros, segundo peritos locais consultados pelo jornal diário Nikkei.

O panda gigante é a espécie mais vulnerável no reino animal devido à dificuldade que tem em reproduzir-se, um problema que surgiu na sequência da perda de habitat e do curto período fértil das fêmeas, cerca de 36 horas por ano.

Em setembro de 2016, a União Internacional da Conservação da Natureza retirou o urso panda da lista de espécies em perigo de extinção e catalogou-o como "uma espécie vulnerável" dentro da classificação de nove níveis.

Da classificação [que mede o risco de desaparecimento de cada espécie] fazem parte os escalões 'em perigo', ' vulnerável' e 'extinto'.

Segundo as autoridades chinesas, onde vivem a maioria dos pandas gigantes em liberdade, existem 1.864 na China e 371 vivem em cativeiro em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório