Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Ressurge teoria da conspiração sobre rastos brancos deixados por aviões

Conhecida teoria da conspiração ressurgiu em Espanha, nas redes sociais. Continua a não ter fundamento científico, mas continua a ter seguidores.

Ressurge teoria da conspiração sobre rastos brancos deixados por aviões
Notícias ao Minuto

17:29 - 10/06/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

"Que não te lixem as férias! Por um verão com céus limpos! Bronzeia-te sem fumigações!". Esta é a mensagem que circula, nos últimos dias, nas redes sociais e nas plataformas de envio de mensagens espanholas, de acordo com o El País. É o ressurgir da velha teoria dos ‘chemtrails’.

Em determinados círculos da internet acredita-se que o governo - ou uma outra qualquer organização de intuito obscuro – está a envenenar a população através da libertação de ‘chemtrails’. Estes rastos químicos, como lhes chamam, são aqueles riscos brancos que os aviões desenham nos céus.

O diário espanhol noticia a divulgação desta imagem para lhe sublinhar o amadorismo e a fraude da sua intenção. É usada uma imagem da Getty Images que na realidade é de uma jovem na praia a mostrar desagrado para com o homem que a acompanha. Seja qual for o motivo da discussão, não se trata, de todo, de sofrimento com fumigações químicas.

O panfleto é de tal forma alarmante que insta as pessoas a mandar fotografias às autoridades no caso de avistamento destes rastos brancos no céu. E, diz a publicação, a polícia recebe fotografias, cada vez que estes alertas ressurgem.

Em agosto do ano passado, um grupo de cientistas especializados em química atmosférica levou a cabo um estudo para descredibilizar a teoria de que os traços brancos deixados nos céus pelos aviões são químicos colocados na atmosfera como parte de um ardiloso esquema de controlo da população, da produção de alimentos, do clima, etc.

O estudo concluiu que não há qualquer fundamento científico para esta teoria, sublinhando que aquele fumo esbranquiçado é o rasto visível da condensação do vapor de água expulso pelos aparelhos aéreos a altas atitudes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório