Khuram Butt, Rachid Redouane e Youssef Zaghba. São estes os nomes dos três responsáveis pelo ataque terrorista que começou na London Bridge, com um atropelamento, e terminou no Borough Market, com vários esfaqueamentos.
Uma semana após o sucedido, a polícia londrina revelou que os terroristas usaram uma carrinha para atropelar pessoas inocentes porque não conseguiram alugar um camião de 7,5 toneladas, tendo divulgado, inclusive, um timeline do ataque.
De acordo com a informação prestada pelas autoridades, Khuram Butt tentou alugar o referido camião logo pela manhã. Como não conseguiu concretizar o seu objetivo, o mesmo terrorista acabou por alugar uma carrinha Renault usando, para o efeito, um cartão de telemóvel que havia acabado de comprar.
Às 18h30, os três homens foram buscar a carrinha a Romford e regressaram a casa, um apartamento de apenas um quarto localizado em Barking, na zona este de Londres onde vivia Youssef Zaghba e que a polícia acredita ter sido o local onde os jihadistas preparam todo o ataque.
Uma hora e oito minutos depois, os três terroristas saíram de casa na carrinha e rumaram para o centro da capital britânica.
Às 21h58, a carrinha atravessou a London Bridge no sentido norte-sul. De seguida fez o percurso inverso e foi então que, com uma manobra brusca, atropelou vários peões que circulavam no passeio, matando três pessoas.
Às 22h07, os radicais islâmicos já tinham abandonado a ponte e já se encontravam em Borough Market onde começaram a esfaquear inocentes indiscriminadamente, assassinando cinco pessoas.
Um minuto depois a polícia recebeu o primeiro pedido de socorro e, às 22h16, os agentes da autoridade abateram os terroristas.