Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Salman Abedi radicalizou-se através da internet e de amigos

Hashem Abedi admitiu à força de segurança de contra-terrorismo líbia que tinha conhecimento dos planos do irmão em perpetrar um ataque terrorista. Só não sabia quando iria acontecer.

Salman Abedi radicalizou-se através da internet e de amigos
Notícias ao Minuto

19:23 - 08/06/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

O responsável pelo atentado na Manchester Arena, Salman Abedi, radicalizou-se, com o seu irmão Hashem, em 2015, no Reino Unido, através de vídeos na internet e da influência de amigos, noticia o The Indepedent.

A informação foi dada ao jornal britânico pela força de segurança de contra-terrorismo líbia, conhecida como Rada, depois de um interrogatório feito a Hashem Abedi, irmão do terrorista que perpetrou o atentado de Manchester no passado mês de maio, em que morreram 22 pessoas, incluindo sete crianças.

“Hashem disse que ele e Salman obtiveram a ideologia do Daesh em Manchester, em 2015, através da internet e de alguns amigos no Reino Unido”, afirmou Ahmed bin Salem, porta-voz da Rada.

“[Hashem] acrescentou que ele e o irmão costumavam ver vídeos e que tinham simpatia pelas crianças na Síria. Decidiram fazer algo pelo Daesh, para ajudar”, revelou.

O irmão de Salman Abedi disse que os materiais utilizados para fabricar a bomba utilizada no ataque de Manchester foram todos adquiridos no Reino Unido. Admitiu ainda que tinha conhecimento dos planos do irmão, apenas não sabia quando seriam postos em prática.

Segundo as autoridades, os dois irmãos voaram para a Líbia, país de origem dos seus pais, no passado dia 18 de abril. Salman Abedi saiu do país uma semana antes do ataque e planeava ir a Meca, na Arábia Saudita.

No entanto, depois de chegar à Turquia, mudou de ideias e regressou à Europa, passando por Düsseldorf, na Alemanha. Chegou a Manchester no dia 18 de maio, quatro dias antes de perpetrar o ataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório