Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Já é conhecida a identidade do terceiro terrorista de Londres

Youssef Zaghba é o terceiro terrorista envolvido no ataque na capital do Reino Unido. Tem origem marroquina e italiana.

Notícias ao Minuto

11:11 - 06/06/17 por Notícias ao Minuto

Mundo Ataque

Já se conhece a identidade do terceiro terrorista envolvido no ataque em Londres no sábado. Segundo o Corriere della Sera, chama-se Youssef Zaghba. Tem 21 anos, é filho de pai marroquino e mãe italiana.

Uma informação que também já foi confirmada pela polícia de Londres, que adiantou que Zaghba vivia na zona leste de Londres e trabalhava num restaurante. A sua família já foi notificada.

As autoridades afirmaram também que Zaghba "não era objeto de interesse" para a polícia ou os serviços de informações britânicos.

Em 2016, as autoridades italianas impediram-no de apanhar um avião para a Turquia no aeroporto de Bolonha.

Zaghba só tinha um bilhete de ida para Istambul, o que levantou suspeitas. Segundo as autoridades, Zaghba pretendia viajar da Turquia para a Síria.

O telemóvel de Zaghba foi confiscado e a polícia italiana terá encontrado vídeos do Estado Islâmico nos seus ficheiros, segundo o jornal Reppublica. No entanto, a justiça italiana decidiu que não possuía evidências suficientes de terrorismo para o acusar. Por ter nacionalidade italiana, Youssef Zaghba também não podia ser deportado por suspeita de simpatizar com grupos terroristas.

Ainda assim as autoridades italianas colocaram-no numa lista de risco de terrorismo internacional e estavam em contacto com as autoridades marroquinas e britânicas para as informar sobre as suas viagens.

A sua identidade foi a última a ser revelada. Já eram conhecidas as identidades dos outros dois terroristas, Khuram Butt e Rachid Redouane.

Estes três homens mataram sete pessoas e feriram outras 48, algumas das quais encontram-se em estado grave. Começaram por atropelar transeuntes na Ponte de Londres e depois esfaquearam várias pessoas em Borough Market.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório