Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Chuvas no Sri Lanka fazem 212 mortos e quase 80 desaparecidos

As fortes chuvas que atingiram em maio o sudoeste do Sri Lanka, provocando deslizamento de terras e inundações, fizeram 212 mortos, número que pode aumentar uma vez que 79 pessoas permanecem desaparecidas, divulgaram hoje fontes oficiais.

Chuvas no Sri Lanka fazem 212 mortos e quase 80 desaparecidos
Notícias ao Minuto

18:18 - 05/06/17 por Lusa

Mundo Inundações

De acordo com o último balanço do centro de gestão de desastres do Sri Lanka, 147 pessoas ficaram feridas em 15 dos 25 distritos do país, onde quase 700.000 pessoas foram afetadas pelas intensas chuvas, especialmente nas zonas turísticas de Kalutara, Galle e Matara.

O ministro responsável pela área de Gestão de Desastres, Anura Priyadarshana Yapa, disse hoje, numa conferência de imprensa, que durante a noite de 24 de maio foi registada uma taxa de precipitação de 400 milímetros num prazo de seis horas em algumas zonas do país, o máximo registado nos últimos 100 anos.

O responsável acrescentou que o balanço de vítimas mortais poderia ter sido muito mais alto caso não tivesse existido uma ação rápida por parte das autoridades.

Foram mobilizados mais de 5.000 efetivos das forças armadas, veículos e embarcações para ajudar as operações de resgate. Perto de 9.700 pessoas foram socorridas pelas equipas de resgate.

O governo do Sri Lanka está a preparar novas leis sobre os procedimentos de evacuação para futuras e eventuais crises naturais e está a estudar estratégias para evitar o regresso de pessoas aos locais qualificados como de alto risco.

"Vamos ter de encontrar zonas para realojar algumas comunidades e trabalhar com outras para melhorar a prevenção antes dos desastres", disse o ministro, reconhecendo que o sistema de reação aos desastres naturais precisa sempre de ser melhorado, nomeadamente a criação de centros de evacuação identificados de forma adequada.

O Sri Lanka é um país normalmente afetado por chuvas durante a época das monções (que atinge o sul da Ásia no período do verão) e já sofreu vários desastres naturais desde o tsunami de 2004, uma das maiores catástrofes naturais dos últimos cem anos que afetou outros países (Indonésia, Tailândia, Índia) e provocou um total de cerca de 230 mil mortos e 1,5 milhões de desalojados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório