Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Macron provoca Trump: "Vamos tornar o nosso Planeta grande outra vez"

Presidente francês usa o slogan da campanha eleitoral de Trump contra a decisão do próprio em abandonar o Acordo de Paris. "Não há Plano B, porque não há planeta B", alerta ainda.

Macron provoca Trump: "Vamos tornar o nosso Planeta grande outra vez"
Notícias ao Minuto

08:35 - 02/06/17 por João Oliveira com Lusa

Mundo Acordo de Paris

Donald Trump escolheu a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e a resposta de França não se fez tardar.

Pela voz do presidente francês, Emmanuel Macron, a França recusou qualquer renegociação do acordo proposta pelo presidente norte-americano.

Em vídeo, Macron 'provocou' o homólogo norte-americano com o slogan "Make our planet great again!", alusivo ao 'Make America Great Again', o slogan da campanha presidencial do Republicano.

Durante uma conversa telefónica "direta" de cinco minutos, Macron alertou Trump, segundo a presidência francesa, que, se se podia discutir o tratado, "nada era negociável no acordo de Paris" de combate às alterações climáticas.

"Os EUA e a França vão continuar a trabalhar em conjunto, mas não no tema do clima", declarou Macron, durante o telefonema, ainda seguindo a mesma fonte.

Minutos mais tarde, Emmanuel Macron afirmou  que Donald Trump tinha cometido "um erro para o futuro do seu país" e "uma falha para o futuro do Planeta".

Dirigindo-se diretamente aos EUA, Macron afirmou: "Não se enganem sobre o clima. Não há Plano B, porque não há planeta B". Na oportunidade, Macron convidou ainda toda a comunidade trabalhadora a rumar à França, onde encontrarão "um camarada".

"A todos os cientistas, engenheiros, empresários cidadãos empenhados a quem a decisão do presidente dos EUA dececionou", o presidente francês garantiu que encontrariam "uma segunda pátria em França".

Mácron acrescentou ainda que acertou, durante uma conversa com a chanceler alemã, Angela Merkel, na noite de quinta-feira, "tomar em conjunto, nos próximos dias, iniciativas fortes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório