Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiro-ministro francês considera decisão de Trump "calamitosa"

O primeiro-ministro francês classificou hoje como "calamitosa" a retirada dos Estados Unidos do acordo sobre as alterações climáticas mas mostrou-se convencido de que muitas cidades norte-americanas vão manter ações contra o aquecimento global.

Primeiro-ministro francês considera decisão de Trump "calamitosa"
Notícias ao Minuto

08:34 - 02/06/17 por Lusa

Mundo Acordo de Paris

"Há um grande número de autarcas dos Estados Unidos que vão continuar a querer a trabalhar connosco" disse hoje Édouard Philippe numa entrevista à estação de rádio RTL quando questionado sobre a decisão de Donald Trump anunciada na quinta-feira.

O primeiro-ministro francês afirmou também que as posições do presidente norte-americano abrem uma fase de "consternação mas também de resolução" e que reforçam a "urgência e a necessidade" de uma perspetiva coletiva.

Édouard Philippe considera a decisão "calamitosa" porque as questões relacionadas com as alterações climáticas são "essenciais".

"O presidente dos Estados Unidos decidiu retirar-se em consciência [do Acordo de Paris]. Está a dizer que vai resolver sozinho os problemas do mundo", acrescentou.

O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron reagiu da mesma forma ao afirmar que os Estados Unidos "viraram-se contra o mundo" e avisou que a França não vai "renegociar um acordo menos ambicioso".

Macron apelou aos "cientistas, empresários e cidadãos" envolvidos na luta contra as alterações climáticas para trabalharem com o Estado francês.

Laurent Fabius, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros francês que negociou o Acordo de Paris disse que a retirada dos Estados Unidos é um "grande erro" e uma "falta de vergonha".

Numa entrevista ao canal France 2, Fabius criticou hoje o "conjunto de mentiras" proferidas por Trump sobre o aquecimento global concluindo que a única reação é a "mobilização mundial" sobre a posição da Administração norte-americana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório