Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Talibãs negam responsabilidade no atentado de Cabul

Cabul, 31 mai - Os talibãs negam qualquer envolvimento na explosão de um veículo armadilhado hoje em Cabul e que causou pelo menos 80 mortos e 300 feridos manifestando "condenação" pelos ataques contra a população civil.

Talibãs negam responsabilidade no atentado de Cabul
Notícias ao Minuto

10:55 - 31/05/17 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Os mujhaedines não têm nada com a explosão" indicam os talibãs através de um comunicado difundido pelo porta-voz Zabihulla Mujaid que acrescenta que os elementos do grupo não estão autorizados a preparar ataques "sem objetivos" como o que se verificou hoje em Cabul.

"O Emirato Islâmico (denominação dos talibãs) condena os ataques levados a cabo contra civis e em que se verificam baixas civis sem um objetivo claro", assinala o mesmo comunicado.

A explosão ocorreu às 08:25 (03:55 em Lisboa) no Distrito Policial 10, perto da Praça Zanbaq, junto das embaixadas da Turquia, Alemanha e Japão na capital do Afeganistão.

Até ao momento o atentado ainda não foi reivindicado.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid disse à EFE que as primeiras investigações indicam que o veículo foi carregado com explosivos detonados numa zona onde se verifica sempre uma grande concentração de tráfego.

"O objetivo ainda não é conhecido mas (o atentado) foi perto da embaixada da Alemanha", disse o porta-voz da polícia assinalando que toda a zona foi isolada e que as investigações ainda decorrem.

A explosão ouviu-se em várias zonas da capital ocorreu a poucos depois do início do Ramadão.

Os dois últimos ataques bombistas de grandes proporções em Cabul, o último no princípio de maio, foram reivindicados pelo grupo Estado Islâmico mas os talibãs também têm levado a cabo uma série de ataques que provocaram muitos mortos entre a população civil.

Em março, um ataque dos talibãs contra um posto da polícia de Cabul fez 29 mortos e 122 feridos, a maior parte civis.

Em janeiro, um duplo atentado perto do Parlamento reivindicado pelos talibãs causou 30 mortos e 80 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório