Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Funcionários da embaixada alemã em Cabul feridos no atentado de hoje

A explosão de hoje em Cabul feriu funcionários da Embaixada da Alemanha e matou um guarda afegão no exterior do edifício, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel.

Funcionários da embaixada alemã em Cabul feridos no atentado de hoje
Notícias ao Minuto

10:12 - 31/05/17 por Lusa

Mundo Afeganistão

O chefe da diplomacia alemã afirmou que todos os trabalhadores da embaixada estão já em segurança e enviou condolências à família do segurança morto.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ativou um gabinete de crise para lidar com a situação, após a explosão que abalou o centro da zona diplomática de Cabul, uma área de alta segurança onde se encontram várias embaixadas.

"Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos das vítimas. Desejamos aos feridos uma recuperação rápida", disse Gabriel, prometendo que o ataque não abalará a determinação alemã em "apoiar o regime afegão com a estabilização do seu país".

Pelo menos 80 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas no atentado que ocorreu hoje em Cabul, perto do Palácio Presidencial e onde se encontram várias embaixadas e edifícios governamentais, segundo o Ministério de Saúde Pública afegão.

O atentado foi executado com um carro armadilhado, pelas 08:25 (04:55 em Lisboa), no distrito policial 10, perto da praça de Zanbaq, na área diplomática da capital, informou na sua conta oficial de Twitter o porta-voz do Ministério afegão do Interior, Najib Danish.

As embaixadas de França e da Alemanha sofreram "danos materiais" com o atentado, informou a ministra dos Assuntos Europeus francesa, Marielle de Sarnez.

"Há danos materiais na embaixada de França, e há também danos materiais na embaixada da Alemanha", disse à rádio Europe 1, acrescentando que não há para já informação sobre a existência de vítimas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório