Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Salman Abedi não estava referenciado como potencial terrorista

O responsável pelo atentado na Manchester já tinha sido detido em 2012, por delitos menores. Esta terça-feira, a polícia britânica libertou três pessoas que tinham sido detidas por alegadas ligações ao ataque na Manchester Arena.

Salman Abedi não estava referenciado como potencial terrorista
Notícias ao Minuto

23:42 - 30/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ataque

O responsável pelo ataque suicida na Manchester Arena, Salman Abedi, não estava referenciado pelas autoridades britânicas como um potencial terrorista radicalizado, afirma a BBC, que cita o comandante da Polícia da Área Metropolitana de Manchester, Ian Hopkins.

Salman Abedi, de 22 anos, já tinha sido detido em 2012 por pequenos delitos. No entanto, não estava referenciado no ‘Prevent Scheme’, um programa das autoridades britânicas que identifica e tenta prevenir a radicalização de jovens.

O superintendente Russ Jackson afirmou à Sky News que têm sido feitos “enormes progressos” na investigação e que foi “vital” assegurar que Abedi não fazia parte de uma “rede mais ampla” de terrorismo.

“As nossas investigações demonstram que foi o próprio Abedi a fazer a maior parte das compras dos componentes principais [da bomba]. É cada vez mais evidente que os seus movimentos e ações foram realizados de forma individual nos quatro dias em que ele chegou ao país e cometeu este ataque horrível”, afirmou Jackson à mesma estação televisiva britânica.

Esta terça-feira, três homens, que tinham sido detidos por suspeita de ligação ao atentado de Manchester, foram libertados pelas autoridades britânicas sem qualquer acusação.

Neste momento, estão sob custódia das autoridades 11 suspeitos, e mais de mil oficiais estão a trabalhar na investigação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório