Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Homem usado como 'escudo humano'. É preciso "inovar" numa "guerra suja"

Farroq Ahmad Dar foi atado a um jipe militar, na região de Caxemira. General Bipin Rawat diz que é preciso "inovar" numa "guerra suja".

Homem usado como 'escudo humano'. É preciso "inovar" numa "guerra suja"
Notícias ao Minuto

17:53 - 30/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Caxemira

Um homem foi atado a um jipe militar, na região de Caxemira, para ser utilizado como 'escudo humano'. A imagem tornou-se viral nas redes sociais e as críticas estão a gerar fortes críticas ao exército indiano.

Segundo o jornal britânico The Guardian, Farroq Ahmad Dar, de 26 anos, circulou na frente do veículo para impedir que manifestantes atacassem as forças militares.

A polémica acentuou-se depois de o general indiano Bipin Rawat ter defendido e elogiado a utilização deste homem como 'escudo humano'. Segundo o mesmo, o conflito na região de Caxemira é "uma guerra suja" que precisa de "inovações".

"Esta é uma guerra por procuração e uma guerra por procuração é uma guerra suja", afirmou o general ao Indian Express, acrescentando que "combate-se uma guerra suja com inovações".

O conflito na região de Caxemira, maioritariamente muçulmana, começou em 1947 e desde então que é disputada pela Índia e Paquistão. Vários grupos separatistas defendem a sua independência, outros a anexação do território ao Paquistão. Já a Índia, reivindica para si o controlo da região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório