Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Trump tweetou finalmente sobre ataque xenófobo em Portland

Depois de ter sido fortemente pressionado a fazer algum comentário ao ataque de um supremacista branco em Portland, o Presidente cedeu e considerou o ataque “inaceitável”.

Trump tweetou finalmente sobre ataque xenófobo em Portland
Notícias ao Minuto

22:14 - 29/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Trump levou o seu tempo, deixou passar o fim-de-semana e tweetou sobre os mais diversos assuntos entretanto, mas finalmente cedeu às críticas de que estava a ser alvo e comentou o ataque xenófobo de um supremacista branco a duas jovens muçulmanas em Portland.

Dois homens defenderam as jovens, foram esfaqueados pelo agressor e acabaram por morrer. O supremacista foi preso, acusado de dois homicídios e de um crime de ódio.

No Twitter Trump considerou que “os ataques violentos em Portland na sexta-feira são inaceitáveis. As vítimas fizeram frente ao ódio e à intolerância. As nossas orações estão com eles”.

No entanto, Trump não usou a sua própria conta do Twitter (@realdonaldtrump) onde faz habitualmente os seus comentários mas sim a conta de Presidente (@Potus).

No momento em que Trump escreveu na rede social, já tinham sido prestadas diversas homenagens aos homens que estão a ser relembrados como os heróis de Portland. O Mayor de Portland já os tinha homenageado assim como o FBI. Mas Trump decidiu manter o silêncio até hoje.

Uma opção que mereceu diversas críticas. Dan Rather, jornalista, foi o primeiro nas redes sociais a pedir uma declaração do líder norte-americano. Dan Rather exigiu a Trump o reconhecimento ao ato destes “corajosos americanos que morreram às mãos de alguém a quem, quando todos os factos forem apurados, poderemos ter o direito de chamar de terrorista”.

Num longo texto publicado na sua conta de Facebook, o jornalista disse que este ataque não encaixava na “narrativa” que levou Trump para a Casa Branca. “Eles não foram mortos por um imigrante ilegal ou por um terrorista radical islâmico”, afirmou, insistindo que “este extremismo de um tipo diferente” também seja abordado pelo Presidente.

Outras pessoas também fizeram duras críticas ao silêncio presidencial nesta circunstância. “Trump escreveu hoje no Twitter duas vezes para celebrar um candidato que agrediu um jornalista mas nada disse sobre os dois heróis assassinados em Portland”, escreveu um dos utilizadores do Twitter.

Outro questionou se a postura do Presidente seria a mesma se o ataque tivesse sido cometido por um muçulmano. “Chamem-me louco, mas se um muçulmano tivesse matado dois cristãos brancos em Portland suspeito que o nosso Presidente teria dito alguma coisa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório