Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Macron acusa media russos de "propaganda" durante presidenciais francesas

Os 'media' russos Sputnik e Russia Today, financiados pelo Kremlin, "foram órgãos de influência e de propaganda" durante a campanha presidencial em França, afirmou hoje o Presidente francês, Emmanuel Macron, numa conferência de imprensa em Versalhes com Vladimir Putin.

Macron acusa media russos de "propaganda" durante presidenciais francesas
Notícias ao Minuto

18:29 - 29/05/17 por Lusa

Mundo Presidentes

Durante a campanha para as eleições presidenciais francesas, a equipa do centrista Macron já tinha acusado os dois órgãos de comunicação russos de fazerem "parte de um dispositivo destinado a atacar" a sua candidatura, em benefício dos candidatos favoráveis a uma aproximação a Moscovo, como a sua adversária de extrema-direita na segunda volta, Marine Le Pen.

O chefe de Estado russo rejeitou as acusações de que Moscovo tenha intervindo nas eleições presidenciais em França.

No final da reunião com Macron no Palácio de Versalhes, Putin disse que Moscovo não tentou influenciar o escrutínio francês, mas falou também em defesa do seu encontro em março com Marine Le Pen, que descreveu como uma figura política que quer aprofundar relações de amizade com a Rússia.

Putin argumentou que seria estranho se a Rússia rejeitasse aberturas por parte de políticos europeus que querem estreitar relações e reiterou que a reunião com Le Pen não constituiu uma tentativa de viciar a corrida presidencial.

O líder russo acrescentou ainda que a Rússia estava perfeitamente a par das sondagens de opinião que previam a vitória de Macron.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório