Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Serviços secretos investigam a sua resposta aos avisos sobre Abedi

O serviço secreto interno britânico, MI5, está a investigar o modo como respondeu às advertências que recebeu ao longo dos anos sobre a radicalização do autor do atentado de Manchester no dia 22, Salman Abedi, foi hoje divulgado.

Serviços secretos investigam a sua resposta aos avisos sobre Abedi
Notícias ao Minuto

11:42 - 29/05/17 por Lusa

Mundo MI5

Segundo o jornal britânico The Guardian, o MI5 iniciou uma investigação urgente logo após o ataque, que causou 22 mortos e 75 feridos, para determinar como lhe pode escapar o perfil perigoso do britânico de origem líbia de 22 anos.

O serviço quer também investigar os sistemas que utiliza para avaliar e classificar os suspeitos potenciais.

Depois do atentado na Arena de Manchester à saída de um concerto da artista norte-americana Ariana Grande, várias pessoas disseram à imprensa terem avisado as autoridades sobre as ideias radicais de Salman Abedi, entre as quais antigos colegas da universidade.

A mesquita de Didsbury em Manchester confirmou à televisão BBC que um dos imãs denunciou Abedi devido à sua ideologia suspeita e expulsou-o do templo.

A ministra do Interior britânica, Amber Rudd, declarou hoje à Sky News que o lançamento de uma investigação interna nos serviços secretos é "um primeiro passo correto".

"Há muita informação neste momento sobre o que sucedeu, como sucedeu e o que se pode saber ou não. É correto o MI5 investigar o que são os factos", disse Rudd, sublinhando que "não se devem tirar conclusões precipitadas".

Os serviços secretos indicaram em diversas ocasiões necessitarem de mais recursos para seguir os planos terroristas suspeitos, os cerca de 3.000 indivíduos considerados de alto risco e os outros 20.000 de menor risco, entre os quais presumivelmente se encontrava Salman Abedi.

A polícia britânica já deteve 14 pessoas no âmbito da investigação ao atentado, que foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Entre os detidos encontram-se dois irmãos e o pai de Salman Abedi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório