Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Merkel deixa aviso a aliados: "Temos de agarrar o nosso destino"

A chanceler alemã fez um balanço das cimeiras da NATO e do G7, apelando a que os europeus agarrem o futuro "com as próprias mãos".

Merkel deixa aviso a aliados: "Temos de agarrar o nosso destino"
Notícias ao Minuto

21:17 - 28/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cimeira

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou este domingo que não se pode confiar totalmente nos países aliados, no que parece ser uma referência à difícil relação entre a Europa e os Estados Unidos.

Num balanço das cimeiras da NATO e dos G7 da última semana, a chanceler alemã falou sobretudo para os países europeus, considerando que estes devem tomar o controlo do seu destino.

“Nós, europeus, temos de agarrar o nosso destino com as nossas próprias mãos, mantendo a nossa relação com os Estados Unidos, o Reino Unido e no que for possível com outros países, mesmo com a Rússia”, afirmou Merkel, citada pela agência Reuters. “Temos de saber que somos nós a lutar pelo nosso futuro, pelo nosso destino enquanto europeus”, acrescentou.

A chanceler referiu-se ainda ao Acordo do Clima de Paris, estabelecido em 2015, considerando que as negociações foram “muito difíceis, para não dizer muito insatisfatórias”, reiterando, mesmo sem referir o nome de Donald Trump, que no grupo dos G7 existiu, claramente, um “seis contra um”, que deixou os Estados Unidos isolados.

Nesta matéria, o Presidente norte-americano recusou aceitar o Acordo de Paris, afirmando que na próxima semana deverá expor a sua visão sobre o tema.

Merkel deixou ainda palavras ao Presidente francês Emmanuel Macron, desejando-lhe sucesso no cargo que assumiu recentemente. Reiterou ainda a ideia que uma boa relação no eixo franco-alemão é fundamental, garantindo que a Alemanha tem um papel importante a desempenhar no futuro da Europa. “Onde a Alemanha puder ajudar, a Alemanha vai ajudar, porque só podemos estar bem se a Europa estiver bem”, disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório