Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares desfilam em Madrid na "marcha pela dignidade" do trabalho

Dezenas de milhares de pessoas participaram hoje em Madrid numa "marcha da dignidade" para rejeitar a política do Governo conservador e denunciar "condições de trabalho miseráveis" e "salários ínfimos".

Milhares desfilam em Madrid na "marcha pela dignidade" do trabalho
Notícias ao Minuto

22:35 - 27/05/17 por Lusa

Mundo Espanha

O número de manifestantes foi avaliado em 200.000 pelos organizadores da marcha, e em 6.000 pelo município da capital espanhola, precisou a agência noticiosa France Presse (AFP).

Um dos motivos da iniciativa de rua reside na reforma do Código do trabalho adotada em 2012 pelo Governo conservador do primeiro-ministro Mariano Rajoy, que contribuiu para o recuo do desemprego mas à custa de uma enorme precarização.

A manifestação "destina-se a demonstrar que a Espanha idílica que nos vendem não é a que nós conhecemos", declarou um dos organizadores, Victor Jiménez, num vídeo divulgado antes da marcha, que teve a adesão de dezenas de sindicatos e organizações de esquerda. "Pão, trabalho, teto e dignidade" foram as frases da grande faixa que encabeçava o protesto.

Após sete anos de crise económica, a Espanha regressou ao crescimento em 2014. A taxa de desemprego, que no início de 2013 se situava nos 27%, recuou para 18,7% no primeiro trimestre de 2017, segundo os números oficiais.

"O emprego criado atualmente é um emprego precário, com condições de trabalho miseráveis e salários ínfimos", denunciou Silvia Salamanca, uma das organizadoras. "O direito do trabalho foi reduzido ao direito a trabalhar nas condições impostas pelo patronato", acrescentou, citada pela AFP.

A reforma de 2012, entre outras medidas, reduziu drasticamente as indemnizações por despedimento e autorizou os despedimentos coletivos sem motivo económico.

O salário mínimo em Espanha, que aumentou 8% no início de 2017, situa-se nos 825 euros mensais (pagos doze meses). Em Portugal o salário mínimo é de 557 euros.

No mesmo momento em que decorria o protesto de Madrid, e durante um comício do Partido Popular (PP, no poder) na ilha Maiorca, Mariano Rajoy reivindicava a "criação de 1,5 milhões de postos de trabalho nos últimos três anos".

A primeira "marcha pela dignidade" decorreu em 22 de março de 2014 em Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório