Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Berlim responde a Trump: Excedentes comerciais "não são bons nem maus"

O governo alemão considerou hoje que os excedentes comerciais que motivaram um reparo do Presidente norte-americano, Donald Trump, resultam de fatores de mercado, pelo que "não são nem bons nem maus".

Berlim responde a Trump: Excedentes comerciais "não são bons nem maus"
Notícias ao Minuto

14:19 - 26/05/17 por Lusa

Mundo Governo

O comentário do porta-voz do governo alemão, Georg Streiter, surge horas depois de ter sido noticiado que Trump afirmou, perante líderes europeus, que a Alemanha era "má, muito má" para o comércio. Trump referia-se ao êxito das empresas automóveis alemãs e de outros setores nos EUA.

Streiter não comentou diretamente a notícia, mas disse que os excedentes comerciais da Alemanha refletem fatores económicos que o Governo alemão não controla diretamente.

"[Os excedentes da balança comercial] Também são causados por fatores que não podem, pelo menos diretamente, ser influenciados por medidas políticas financeiras na Alemanha, como por exemplo o preço do petróleo ou a taxa de câmbio do euro, mas também fatores estruturais como os desenvolvimentos demográficos", salientou.

Já hoje, o assessor económico de Trump confirmou a frase do Presidente norte-americano que saiu nas notícias, mas afirmou que este não tem qualquer problema com a Alemanha, apenas com o "comércio" com esse país.

"Ele (Trump) disse que são muitos maus para o comércio, mas ele não tem um problema com a Alemanha", explicou aos jornalistas o principal assessor económico da Casa Branca, Gary Cohn.

O assessor acompanha Trump na cimeira de líderes do G7 que arrancou hoje em Taormina, Itália.

Alguns dos participantes nos encontros que Trump manteve quinta-feira em Bruxelas terão comentado que o Presidente dos EUA tinha qualificado os alemães como "maus, muito maus".

"Olhem para os milhões de carros que eles vendem nos Estados Unidos. Vamos pará-los", comentou Trump, segundo o Der Spiegel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório