Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Naufrágio na costa líbia provoca pelo menos sete mortos, 77 socorrridos

Um naufrágio ocorrido hoje ao largo da costa da Líbia provocou a morte a, pelo menos, sete migrantes, tendo 77 outros sido socorridos, afirmou o porta-voz da marinha líbia à agência AFP.

Naufrágio na costa líbia provoca pelo menos sete mortos, 77 socorrridos
Notícias ao Minuto

22:12 - 25/05/17 por Lusa

Mundo Migrações

Segundo Ayoub Kacem, os sobreviventes, entre os quais quatro mulheres e uma criança, "estiveram dois dias agarrados ao que restou da sua embarcação pneumática" rachada.

Sete corpos foram recuperados no perímetro de 12 milhas náuticas ao largo de Sayad, situada 40 quilómetros a oeste da capital Tripoli, acrescentou.

Ainda segundo Kacem, o balanço das vítimas pode ser mais pesado, na medida em que se desconhece o número exato de pessoas que estavam dentro do barco.

Por norma, os traficantes fazem subir entre 100 a 120 pessoas neste tipo de embarcação.

Os resgatados foram encontrados em "estado crítico" e sofriam de queimaduras por causa do sol, fatiga, fome e sede, acrescentou.

Por seu lado, a Guarda Costeira italiana informou que hoje socorreu 2.300 migrantes e recuperou dois cadáveres ao largo da Líbia.

Na quarta-feira, foram recuperados 35 corpos, entre os quais os de uma dezena de crianças, depois de centenas de pessoas terem caído á água.

Desde o início do ano, desembarcaram nas costas da Itália mais de 50 mil migrantes, sem contar os socorridos nos últimos dias, enquanto mais de 1.400 morreram ou desapareceram no mar, segundo a Organização das Nações Unidas.

Em 2016, 181 mil migrantes chegaram à Europa através da Itália, dos quais 90% provenientes da Líbia. Os traficantes aproveitaram-se do caos que reina neste país para enviarem dezenas de milhares de migrantes para a Itália, situada a 300 quilómetros das costas líbias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório