Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O olhar que Francisco lançou a Trump e outros momentos para a posteridade

O olhar de Francisco, a dieta de Trump e um 'recado' sobre preservação do ambiente. Momentos que marcaram a visita do chefe de Estado norte-americano ao Vaticano.

Notícias ao Minuto

08:00 - 25/05/17 por Carolina Rico

Mundo Vaticano

Donald Trump esteve esta quarta-feira no Vaticano para a sua primeira reunião com o Papa, no primeiro ato oficial da sua visita à Europa.

O Presidente norte-americano chegou acompanhado pelo genro, Jared Kushner, pela mulher, Melania, a sua filha mais velha, Ivanka, que respeitaram a tradição e usaram mantilha negra.

Trump esteve reunido em privado com Francisco durante 27 minutos e no final do encontro os repórteres puderam fotografar e filmar, mas Francisco pouco sorriu.

O olhar de poucos amigos que este lançou a Trump (que pode ver no vídeo acima) foi especialmente escrutinado pela imprensa internacional e internautas.

Conhecido pelo bom humor, Francisco ‘deu a volta’ à postura e até brincou com Melenia Trump, num aparente comentário ao peso do marido. “O que lhe dá de comer? Potica?”, referindo-se a um bolo típico da Eslovénia, terra natal da primeira-dama.

Por não perceber bem o que o sumo pontífice dissera ou porque na verdade o marido prefere a gastronomia de inspiração italiana, Melania respondeu “Pizza, sim”.

Ao presidente dos Estados Unidos, o Papa ofereceu três presentes carregados de simbolismo: a escultura de uma oliveira para simbolizar a paz, uma cópia assinada do discurso feito no último dia mundial da Paz e cópias de três dos mais importantes textos publicados na Encíclica sobre a necessidade de proteção do ambiente.

Por sua vez Trump ofereceu a Francisco um conjunto de textos de Martin Luther King.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório