Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Manchester: Jornalista brasileiro retido no aeroporto por causa de livro

Um passageiro sentiu-se desconfortável com leitura de jornalista da Folha de S. Paulo, acabando por ficar retido durante algumas horas à chegada a Manchester.

Manchester: Jornalista brasileiro retido no aeroporto por causa de livro
Notícias ao Minuto

20:23 - 24/05/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Reino Unido

O jornalista brasileiro Diogo Bercito ficou retido no aeroporto de Manchester, à chegada, por causa do livro que ia a ler na viagem de avião para o Reino Unido. O repórter do jornal A Folha de S. Paulo descreveu o incidente num relato à mesma publicação.

Um agente de autoridade abordou-o à chegada a Manchester, para onde este se dirigia para cobrir o atentado na arena de concertos daquela cidade, e perguntou-lhe sobre o livro que estava a ler, indicando que tinha feito com que um passageiro se sentisse desconfortável.

O livro em questão é ‘The ISIS Apocalypse’, um levantamento sobre a ideologia da organização terrorista escrito por William McCants, um professor da Universidade Johns Hopkins.

O jornalista entregou o passaporte e a carteira de jornalista, sendo obrigado a aguardar numa sala com mais duas pessoas durante algumas horas. Depois foi levado por dois homens de fato, “como num episódio de ‘Law & Order’”.

Diogo Bercito explicou que os homens, que se apresentaram como agentes da polícia, explicaram-lhe, antes de o deixaram ir, que era uma altura sensível e que devia evitar ler aquele tipo de livros em público, para sua própria segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório