Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Manchester: Empresário português junta-se a doadores de ajuda a vítimas

Um empresário português prometeu hoje doar um dia de receitas a um fundo criado para ajudar as vítimas do atentado terrorista de segunda-feira, na cidade de Manchester, que já ultrapassou um milhão de euros.

Manchester: Empresário português junta-se a doadores de ajuda a vítimas
Notícias ao Minuto

18:37 - 24/05/17 por Lusa

Mundo Atentado

O apelo à ajuda, intitulado "We Stand Together" [Nós Estamos Unidos] e lançado pelo jornal local Manchester Evening News na terça-feira, começou por pretender reunir 250.000 libras (290.000 euros), mas rapidamente ultrapassou esse montante e já supera um milhão de euros.

Hoje, cerca de 24 horas depois, já somava mais de 1.144.000 libras (1.324.000 euros), montante que o jornal prometeu que será administrado pela Cruz Vermelha britânica e gasto para ajudar as vítimas e famílias do atentado.

Cláudio Ribeiro, proprietário do Federal Cafe & Bar, na cidade onde ocorreu o atentado, disse hoje à agência Lusa que vai doar as receitas do dia de quinta-feira do estabelecimento, situado a cerca de 600 metros do local do atentado.

"Isto tem estado calmo, mas amanhã já devemos ter mais gente. Queria fazer isto num dia em que fizesse mais dinheiro", explicou à Lusa.

O café esteve encerrado no início da manhã de terça-feira, mas reabriu, apesar de notar menos movimento.

Segundo o Manchester Evening News, a rede de supermercados Morrison's fez um donativo de 250.000 libras e a companhia aérea Easyjet pretende fazer ações de recolha de contribuições nos aeroportos de Manchester e Liverpool.

Pessoas e empresas de todo o país e de outras partes do mundo têm contribuído para o fundo [www.justgiving.com/crowdfunding/westandtogethermanchester], acrescentou.

Uma explosão no final de um concerto na sala de espetáculos Manchester de Arena matou na segunda-feira 22 pessoas, e feriu 64, sobretudo crianças e jovens, tendo a responsabilidade sido atribuída pela polícia a um engenho explosivo detonado por Salman Abedi, de 22 anos, que também morreu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório