Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Manchester: Colegas denunciaram bombista em linha telefónica

Um trabalhador comunitário muçulmano de Manchester contou à BBC que membros da comunidade telefonaram há anos para a linha antiterrorismo da polícia britânica para denunciar as opiniões extremistas e violentas do autor do atentado na Manchester Arena.

Manchester: Colegas denunciaram bombista em linha telefónica
Notícias ao Minuto

18:25 - 24/05/17 por Lusa

Mundo Atentado

O trabalhador comunitário, que pediu para não ser identificado, disse que duas pessoas que conheciam Salman Abedi da escola fizeram chamadas distintas para a polícia.

Essas pessoas ficaram preocupadas porque "ele estava a apoiar o terrorismo" e tinha manifestado a opinião de que "ser um bombista suicida era OK", relatou.

"A propaganda é toda que os muçulmanos não vêm a público [denunciar o terrorismo], mas isto mostra que vêm e manifestam os seus receios", disse.

O membro da comunidade adiantou que as chamadas terão sido feitas há cerca de cinco anos, quando Abedi saiu da escola que frequentava no sul de Manchester (noroeste de Inglaterra).

A BBC questionou a polícia acerca desta alegação, mas não obteve resposta.

A emissora britânica adianta por outro lado que Abedi esteve recentemente num encontro em Manchester onde, segundo participantes, defendeu o valor de morrer por uma causa e fez declarações extremistas sobre atentados suicidas e o conflito na Líbia.

Na segunda-feira, Salman Abedi, um britânico de origem líbia de 22 anos, acionou uma bomba junto à Manchester Arena, onde estava a terminar um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande.

O atentado, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, fez 22 mortos, além do autor do atentado, e 64 feridos, 20 dos quais permaneciam hoje em estado crítico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório