Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Macron com "grande probabilidade" de maioria absoluta

O movimento A República Em Marcha, do presidente francês Emmanuel Macron, reúne 31% das intenções de voto nas legislativas de junho, o que representa "grandes probabilidades" de obter a maioria absoluta, segundo uma sondagem publicada hoje.

Macron com "grande probabilidade" de maioria absoluta
Notícias ao Minuto

17:22 - 24/05/17 por Lusa

Mundo Sondagens

O estudo, realizado pelo instituto Ifop a 18 e 19 de maio, mostra uma subida de nove pontos percentuais das intenções de voto em Macron relativamente à sondagem anterior, realizada a 4 e 5 de maio.

Em segundo lugar, surgem Os Republicanos (direita), com 19%, seguidos da Frente Nacional (extrema-direita), com 18%, da França Insubmissa (Esquerda), 15%, e do Partido Socialista, 7%.

O estudo não avança estimativas sobre a distribuição dos 577 assentos da Assembleia Nacional, cuja maioria absoluta é de 290 lugares.

Na análise dos resultados, o instituto de sondagens explica que o movimento de Macron deverá receber nas legislativas o apoio de 12% dos eleitores que na primeira volta das presidenciais (23 de abril) votaram em Jean-Luc Mélenchon (França Insubmissa), 18% dos que votaram François Fillon (Os Republicanos) e 28% dos que votaram Benoît Hamon (Partido Socialista).

Emmanuel Macron, centrista, foi eleito na segunda volta das presidenciais, a 7 de maio, com 66,1% dos votos, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, que obteve 33,9%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório