Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

BCE afasta riscos de bolha imobiliária mas quer "vigilância apertada"

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afastou hoje em Madrid os riscos de uma bolha especulativa no mercado imobiliário europeu, mas alertou para a necessidade de manter uma "vigilância apertada" nessa e noutras áreas.

BCE afasta riscos de bolha imobiliária mas quer "vigilância apertada"
Notícias ao Minuto

16:55 - 24/05/17 por Lusa

Mundo Mario Draghi

Numa conferência sobre a Estabilidade Financeira organizada pelo Banco de Espanha, Draghi explicou que "o crescimento positivo do valor de mercado no setor imobiliário ajuda ao crescimento do crédito, e ao mesmo tempo contribui para aumentar o valor no setor".

Para o responsável pela política monetária da Zona Euro "é necessário" manter "uma vigilância apertada" sobre os riscos nos empréstimos concedidos pelos bancos e o seu impacto na rentabilidade das instituições financeiras e nos investimentos institucionais.

"O ambiente macroeconómico está a melhorar", concluiu Draghi, acrescentando que as medidas de política monetária tomadas nos últimos anos provaram ser eficazes ao terem sustentado a recuperação económica.

As medidas tomadas foram possíveis porque, segundo ele, o sistema financeiro está mais resiliente do que no passado, e com bancos mais fortes e maior supervisão tornou-se possível a existência de um período maior de taxas de juro mais baixas sem que haja um risco no crescimento da estabilidade financeira.

"Ainda há muito por fazer, mas o caminho da estabilidade financeira está mais seguro", terminou Mario Draghi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório