Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

O que fazer em caso de atentado? Eis os conselhos da polícia britânica

Um dia após mais um atentado em solo britânico, as autoridades policiais do Reino Unido deixam conselhos aos cidadãos.

Notícias ao Minuto

23:51 - 23/05/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Terrorismo

Desde novos que somos ensinados a reagir perante situações de catástrofes, como incêndios ou terramotos. Mas os mais recentes acontecimentos estão a deixar estes ensinamentos para segundo plano e a exigir outro tipo de precauções.

Tendo em conta que o número de atentados terroristas em solo europeu tem vindo a aumentar, sendo que ocorreram dois no espaço de apenas dois meses no Reino Unido, a polícia britânica lançou um conjunto de conselhos que os cidadãos devem seguir em caso de ataque terrorista.

Assim, o The National Police Chief’s Council fez uma ilustração em que as palavras de ordem são ‘Fugir’, ‘Esconder’ e ‘Ligar’.

As autoridades aconselham os cidadãos a fugirem para locais seguros, considerando ser esta uma “opção melhor do que renderem-se ou negociarem” com os terroristas.

Porém, se não for possível fugir, a opção então é esconderem-se. “Lembre-se de colocar os telemóveis em silêncio e de desligar a vibração. Barrique-se se puder”.

Por fim, depois de estar num sítio seguro e/ou escondido, o que deve fazer é ligar às autoridades, mas “só quando for seguro fazê-lo”.

Outro conselho prende-se com a atenção que os cidadãos devem ter perante pessoas ou situações que considerem fora do normal.

“Provavelmente não é nada, mas… se vir ou ouvir algo que possa ser um atentado terrorista, confie nos seus instintos e ligue para a linha confidencial anti-terrorista”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório