Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Justiça francesa investiga suspeita de suborno em negócios com o Brasil

A justiça francesa está a investigar uma suspeita de suborno, que teria permitido a França ganhar no fim de 2008 uma importante encomenda de submarinos pelo Brasil, por vários milhares de euros, avançou hoje o jornal Le Parisien.

Justiça francesa investiga suspeita de suborno em negócios com o Brasil
Notícias ao Minuto

21:47 - 20/05/17 por Lusa

Mundo Submarinos

As autoridades francesas abriram em outubro um inquérito preliminar por "corrupção de funcionários públicos estrangeiros" em relação ao contrato assinado em 23 de dezembro de 2008, no âmbito de uma visita do então presidente da República Nicolas Sarkozy ao seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, refere o jornal numa notícia divulgada hoje no seu 'site'.

Fonte próxima do processo confirmou à Agência France Presse que está em curso uma investigação relativa à encomenda de submarinos pelo Brasil, sem adiantar mais detalhes.

Contactado pela AFP, o Ministério Público "não confirma, nem desmente" as informações avançadas pelo Le Parisien.

O Brasil tinha, entre outros contratos, encomendado quatro submarinos de ataque Scorpène. A transação incluía transferências significativas de tecnologia.

O Scorpène é um submarino de ataque convencional, fabricado pelos estaleiros franceses DCNS, em cooperação com a empresa espanhola Navantia.

Na altura, fonte da presidência francesa avaliou o contrato em 6,7 mil milhões de euros, sendo 4,1 destes para França e o resto para empresas brasileiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório