Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Oficial: Hasan Rohani reeleito presidente do Irão

O moderado Hasan Rohani foi reeleito Presidente do Irão por mais quatro anos com 57% dos votos, de acordo com os resultados definitivos das eleições presidenciais realizadas na sexta-feira e hoje anunciados.

Oficial: Hasan Rohani reeleito presidente do Irão
Notícias ao Minuto

11:09 - 20/05/17 por Lusa

Mundo Eleições

O ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli, anunciou hoje numa conferência de imprensa que Rohani obteve mais de 23 milhões de votos, enquanto o seu principal rival, o clérigo conservador Ebrahim Raissi, obteve mais de 15 milhões, obtendo 38,5%.

"41,2 milhões de iranianos participaram [na sexta-feira] nas eleições presidenciais", representando uma taxa de participação de 73%, anunciou Abdolreza Rahmani Fazli, em direto, na televisão estatal Irib.

Anteriormente, a Comissão Eleitoral iraniana tinha já anunciado que Hasan Rohani estava à beira de ser reeleito na primeira volta das presidenciais no Irão, quando o escrutínio estava praticamente finalizado.

Ainda antes do anúncio dos primeiros resultados parciais, os dirigentes conservadores tinham reconhecido a vitória de Rohani.

A vitória deverá permitir a este religioso moderado prosseguir a sua política de abertura ao mundo, marcada por um acordo nuclear histórico com as grandes potências, concluído em julho de 2015, durante o seu primeiro mandato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório