Urnas encerram no Irão horas depois do previsto devido a grande afluência

As urnas para as eleições no Irão fecharam hoje várias horas depois do previsto, após as autoridades decidirem alargar o horário de votação devido à elevada participação dos eleitores.

© Reuters
Mundo Eleições

A contagem dos votos começou de seguida, esperando-se que nas próximas horas comecem a conhecer-se os primeiros resultados parciais.

PUB

O ministro da Administração Interna foi encarregado de divulgar os resultados definitivos, previsivelmente na manhã de sábado.

Os principais candidatos à Presidência do Irão são o atual Presidente, o moderado Hassan Rohani, e o clérigo conservador Ebrahim Raisi.

As eleições ficaram marcadas por uma elevada participação, o que levou o Governo a adiar por três vezes o encerramento das urnas.

O ministro iraniano da Administração Interna, Abdolreza Rahmani Fazli, disse que o adiamento não podia estender-se além da meia noite, devido à lei eleitoral.

Esta situação é comum no Irão, já que a população costuma adiar a ida às urnas até à noite, quando se formam então largas filas.

Mais de 56 milhões de iranianos estavam inscritos para votar nas eleições de hoje, para eleger o Presidente da República e também os representantes dos Conselhos Municipais.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser