Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Juiz brasileiro que liderou caso 'mensalão' pede renúncia de Temer

O juiz brasileiro Joaquim Barbosa, relator no processo judicial do escândalo do 'mensalão' no Supremo Tribunal Federal (STF), pediu hoje a renúncia do Presidente Michel Temer.

Juiz brasileiro que liderou caso 'mensalão' pede renúncia de Temer
Notícias ao Minuto

16:48 - 19/05/17 por Lusa

Mundo Brasil

"Os brasileiros devem se mobilizar, ir para as ruas e reivindicar com força: a renúncia imediata de Michel Temer" escreveu em uma mensagem publicada na rede de mensagens Twitter.

Usar "o Palácio do Jaburu [sede do Governo] para pedir propina (suborno) a um empresário, seria um motivo forte o bastante para se desencadear um clamor pela sua renúncia", completou o magistrado.

Joaquim Barbosa ficou conhecido no caso do 'mensalão', um escândalo de compra de apoios no Congresso brasileiro, que abalou o primeiro Governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O juiz, que deixou o STF em 2014, também fez críticas às repercussões das gravações que comprometeram Michel Temer.

"Líderes políticos, empresariais, parte da mídia se incumbiram de minimizar a gravidade dos fatos" e "nada aconteceu, não é mesmo?" - ironizou Joaquim Barbosa.

Após a divulgação de áudios gravados pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da empresa JBS, relativa a uma conversa comprometedora que teve com o chefe de Estado brasileiro.

Michel Temer disse publicamente que não renunciará e alegou que as investigações do STF provarão que ele é inocente.

No entanto, a declaração não minimizou o estrago que o escândalo causou na sua imagem. O Presidente brasileiro já era extremamente impopular e, segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em abril, seu Governo tem apenas 9% de aprovação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório