Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cidades brasileiras organizam protestos contra Presidente Michel Temer

Protestos contra o Presidente do Brasil, Michel Temer, decorreram quinta-feira à noite em diversas cidades do Brasil, na sequência da divulgação de gravações comprometedoras de corrupção, que abalaram o Governo do país.

Notícias ao Minuto

06:45 - 19/05/17 por Lusa

Mundo Manifestação

No Rio e Janeiro, a manifestação ocorreu perto da Igreja da Candelária, na região central.

O protesto começou pacífico, mas uma altercação levou ao lançamento de granadas de gás lacrimogéneo por parte da polícia, com reação violenta por parte de alguns manifestantes.

Imagens das redes e televisão brasileira mostravam que no local estava instalada uma confusão generalizada.

Em São Paulo, dois grupos dividiam-se ao final da tarde (início da madrugada em Lisboa) na Avenida Paulista, principal local de atos políticos na cidade, reunindo centenas de pessoas.

A polícia informou que não divulgará projeções de quantas pessoas fazem parte deste protesto em São Paulo, que estava ao início da madrugada de hoje em Portugal a decorrer de forma pacífica.

Também em Brasilia, capital do país, teve lugar uma manifestação que reuniu cerca de 1.500 pessoas, segundo estimativas da polícia militar.

A "tropa de choque" formou um cordão para evitar a aproximação de menifestantes ao Palácio do Planalto, sede do Governo brasileiro.

Nas cidades de Curitiba, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre também há registo de protestos.

Os brasileiros estão nas ruas a pedir a destituição do Presidente Michel Temer, que foi gravado por empresários da JBS, grande produtora de carnes do Brasil, a concordar com um alegado pagamento de subornos ao ex-deputado Eduardo Cunha, condenado por envolvimento nos esquemas de corrupção na Petrobras.

Entretanto, Temer fez na quarta-feira uma comunicação ao país a dizer que não pensa renunciar ao cargo de Presidente, que ocupa desde a destituição da sua antecessora, Dilma Roussef.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório